Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.

Portal Pele Saudável - Beleza, Saúde da Pele, Dietas, Tendências e um arsenal de dicas para você estar sempre com a sua Pele Saudável.

A+ A A-

Botox

botox-injection2
Injetar uma toxina botulínica nas rugas de expressão. A primeira vista, parece estranho mas, de acordo com especialistas, a aplicação de Botox funciona e conquista novos adeptos a cada dia. Inicialmente, a sua aplicação restringia-se ao tratamento de pacientes com problemas oftalmológicos e musculares. Atualmente, a substância também é empregada dentro da medicina estética para o tratamento das rugas de expressão.
 
A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium Botulinium e quando utilizada em pequenas doses, produz uma paralisia muscular temporária. Segundo o Dr. Fabrício Lamy,  "quando o Botox é injetado dentro do músculo, ele bloqueia o impulso nervoso daquela área e, como resultado, o músculo enfraquece. Como o músculo enfraquece, a pele que está sobre ele relaxa e então as rugas nessa área gradualmente se suavizam e freqüentemente desaparecem".  O paciente tenta mexer a musculatura, mas não consegue formar as rugas de expressão.
 
2Paralisia muscular? Então quer dizer que vou ficar sem expressão alguma no rosto? Calma, não é nada disso! Esta paralisia da ação muscular não afeta as outras expressões do rosto ou cria qualquer insensibilidade na pele, afirma o doutor Lamy. "O Botox não afeta o nervo, portanto não existe paralisia na área da injeção. Também o efeito do Botox é somente na área imediata próxima da injeção. Portanto, os músculos relacionados com a expressão não ficam paralisados", complementa o especialista.
 
Em que locais posso aplicar o Botox?
O Botox é injetado para reduzir os efeitos das rugas da testa, entre as sobrancelhas e os famosos e indesejáveis pés-de-galinha. As aplicações são indolores e o paciente começa a sentir os efeitos num período de 48 horas a 15 dias após as injeções.
 
Por ser um tratamento temporário, a paciente não corre o risco de recorrer a outros tratamentos estéticos afim de reverter os resultados do Botox. Ou seja, como a aplicação é feita, em média, de três a cinco meses (o período varia de pessoa para pessoa), basta esperar o efeito da substância passar para suspender o tratamento. Mas, segundo o Dr. Lamy, "é difícil alguém se arrepender do tratamento depois de constatar os resultados". O Botox também pode ser utilizado para prevenção das rugas, tanto que muitas jovens - na sua maioria modelos na faixa dos 20 anos - procuram os benefícios da substância afim de retardar a formação das marcas de expressão. Nestes casos as aplicações são feitas uma vez ao ano.

Botox e Botulismo:
Apesar de ser uma toxina botulínica, a substância não acarreta em malefícios para o organismo e não causa Botulismo em seus pacientes. É importante lembrar que o que é injetado é apenas a substância produzida pela bactéria, e não a própria bactéria, portanto não existe risco de acontecer a doença Botulismo.

3Botox e Restrições:
Segundo a Dra. Neusa Hollnagel (Farmacêutica Bioquímica responsável pela Allergan - fabricante da substância Botox), "a toxina botulínica é contra indicada em casos de antecedentes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes do produto". Por outro lado, as restrições são mínimas e dirigem-se às gestantes e pessoas com problemas neurológicos, afirma o doutor Lamy. Quanto a sua eficácia, a resposta é unânime entre fabricante e médicos especializados: a substância funciona, desde que administrada na dose correta e aplicada por um médico previamente treinado. Então não perca tempo! Se você faz parte do time das anti-rugas, procure logo um profissional especializado e desfrute dos benefícios do Botox!
 
 
PERGUNTAS E RESPOSTAS 
Para que serve o BOTOX ® em Medicina Estética?
O BOTOX ® é uma toxina botulínica do tipo A, que vem sendo usada para tratamento imediato das rugas de expressão da face. Os melhores resultados são para as rugas da região frontal ( testa ), as da região da glabela ( entre as sobrancelhas ) e para as do canto dos olhos, os chamados “pés de galinha”. 
 
O BOTOX®  pode tirar a naturalidade da expressão e deixar a face “endurecida” ?
O BOTOX ® realizado com eficiência, trás um excelente resultado. Estes resultados são os responsáveis pela explosão em seu uso. O paciente e o seu círculo de relacionamento familiar e de amizade percebem a melhora, mas esta melhora deve ser natural, e é desejável que não se perceba com facilidade que o BOTOX ® foi aplicado. As pessoas dizem que o paciente está bem, com aspecto descansado e com melhor aparência, O exagero do uso do BOTOX ® apresenta resultados pouco naturais, que não devem ser o objetivo do tratamento. Na Clínica Naturale, preferimos o BOTOX ® para o pé de galinha, para as rugas da testa e para atenuação das rugas da glabela. Deixamos rugas e sulcos de outras localizações para outras técnicas, e assim mantemos os resultados naturais.
 
A utilização de BOTOX ® é perigosa?
Não. O medicamento foi testado desde 1984 nos Estados Unidos e é liberado pelo FDA americano, que é o mais rigoroso controle de medicamentos do mundo. É liberado desde 1992 pelo Ministério da Saúde do Brasil. O uso inicial era para pessoas que tinham espasmos musculares e mais recentemente começou à ser usado em medicina estética. É um medicamento novo para estética, mas já é muito conhecido por outros usos médicos o que dá segurança em sua aplicação. Nos tratamentos estéticos é usado doses pequenas, de 25 à 50 Unidades, enquanto a dose que provocaria complicações é muito maior, de 3000 Unidades. Sendo utilizado por médicos experientes os problemas são extremamentes raros.
5 
Existe creme BOTOX  ?
Não. O chamado creme BOTOX é uma substancia o Argireline.  A Ação Biológica do creme realmente é parecida com a ação da Toxina Botulínica , mas em intensidade muito menor. Não substitui o BOTOX  , mas pode ser utilizado como um coadjuvante. O creme , assim como o BOTOX  age na liberação da acetilcolina , as vesículas que fazem parte do nervo e que promovem a contração muscular . O bloqueio da contração , provoca o alisamento da pele a partir da ação menor do músculo. Em nossa clínica utilizamos o Argireline , o creme com efeito BOTOX  - like apenas como coadjuvante dos tratamentos, sendo parte das formulações dermatológicas.
 
Existem mais de um tipo de BOTOX ® ?
Existem vários tipos de toxina botulínica o BOTOX ® e o Dysport ® são do tipo A. O Myobloc® é do tipo B. A toxina tipo B tem efeitos semelhantes, mas sua grande utilização é nos poucos pacientes que apresentam resistência ao tipo A, ou seja recebem a aplicação mas os efeitos são pequenos ou de pequena duração. nestes casos o tipo B, Myobloc® pode ser utilizado.
 
Como funciona o BOTOX ® ?
O medicamento bloqueia o funcionamento do músculo em que foi injetado. O músculo relaxa e não contrai mais por algum tempo. Os músculos em que é injetado não tem função para o corpo e são os que provocam as rugas. Com o relaxamento destes músculos se obtém o desaparecimento das rugas.

A região em que foi aplicado o medicamento fica anestesiada?
Não, não há nenhuma alteração de sensibilidade. O que muda é só a capacidade de movimento de alguns músculos que são os formadores de rugas e sulcos de expressão.
 
O tratamento serve para todas as idades?
Sim, algumas pessoas que tem estes músculos muito fortes podem ter aparecimento de marcas de expressão muito cedo, mesmo logo após os 20 anos. Em pessoas muito idosas, as marcas são mais profundas e podem necessitar de tratamento complementar com preenchimento, mas todas as idades podem obter beneficio para a aparência com este tratamento.
 
Quanto tempo dura o efeito do tratamento?
O movimento pode voltar em um período de tempo variável, mas as rugas podem voltar em cerca de 6 mêses ou mais . O BOTOX ® deve ser reaplicado , não imediatamente quando os movimentos voltam, mas um pouco depois , quando as rugas começam a reaparecer. Assim. tudo acontece como se o tempo tivesse sido paralizado, pelo menos, para as rugas.
 
Existe efeito à longo prazo?
Existe a necessidade de repetir as aplicações para se manter o efeito, mas à longo prazo existe um efeito residual por diminuição da atividade do músculo e controle do hábito de contrair. Pode então ser necessário doses menores para se obter o efeito desejado. Mas isto não ocorre igualmente para todas as pessoas.
 
A Aplicação de BOTOX ® causa dor ?
É usado material muito delicado para fazer as aplicações, como microagulhas, e também é usado previamente um creme anestésico que deixa o tratamento muito tolerável e bem aceito.Pessoas muito sensíveis, podem ser submetidas a um bloqueio anestésico da região da testa, o que deixa o procedimento ainda mais tolerável.
 
É um tratamento demorado? É necessário repouso após a aplicação?
Não, a aplicação é simples e dura em média 10 minutos. É feita na própria clínica e o paciente pode voltar imediatamente ao trabalho, não necessita nenhum repouso.
 
Pode tomar sol após a aplicação?
Não há restrições ao sol por causa do tratamento, no entanto, recomenda-se o uso de filtro solar porque o objetivo é o rejuvenescimento facial.
 
O tratamento é dispendioso?
O medicamento custa relativamente caro, mas o tratamento acaba não sendo muito dispendioso porque é simples e não necessita hospitalização para ser realizado.

Onde o tratamento está disponível?
Apesar de estar disponível em muitos lugares, voce deve sempre se certificar se está diante de um profissional capacitado e qualificado. Trata-se de um procedimento médico no qual os dermatologistas costumam ser os especialistas mais preparados para a sua execução, pois eles tem o conhecimento estrutural da pele e sabem os pontos de aplicação e as quantidades exatas de toxina necessários para cada caso.
 
Colaboração do Dr. Fabrício Lamy - Dermatologista
Professor de pós graduação do Instituto Carlos Chagas
Rua Visconde de Pirajá, 595 / sobreloja 212.
Ipanema - Rio de Janeiro - RJ
Tel./Fax.: (21) 2249-2664 / 2249-0703
  1. + Dicas
  2. Mais Lidas
Laser a favor da Medicina

Laser a favor da Medicina

Saiba qual laser é mais recomendado para cada tratamento e tome os cuidados necessários pa...

Produtos que indicamos

Produtos que indicamos

Produtos que usamos e recomendamos Aqui vai uma seleção de produtos que nós usamos e apro...

Piercing

Piercing

O nosso mundo é ditado pela moda. A cada década um novo modismo surge. Alguns são bem ac...

Feijão, além de bom, previne câncer

Feijão, além de bom, previne câncer

Queridinho da família brasileira, alimento faz bem à saúde Quem di...

Aplicativos de Dieta

Aplicativos de Dieta

Você não precisa carregar um caderno para anotar o que está comendo, a...

Movimento: atividade física incorporada ao seu estilo de vida

Movimento: atividade física incorporada ao seu estilo d…

Você esta cansado de ouvir: para ter uma vida saudável você precisa pra...



Saudável Enquete

Você costuma beber líquidos durante as refeições?

Bebo refrigerantes - 20.3%
Um suco natural de frutas - 21.5%
Agua sem gás - 19.5%
Não bebo líquidos nas refeições - 35.5%
Agua com gás - 3.2%

Receba nossas novidades

Favor preencher com os dados abaixo para receber nossos informativos.

Galeria Dicas

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.acnegk-is-294.jpg

Acne

Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.bronzegk-is-294.jpg

Bronzeamento Artificial - Veja como dourar a pele sem riscos

Para ser uma garota do corpo dourado, não é preciso passar horas tomando banho de sol em Ipanema, nem em praia nenhuma. Além dos tradicionais autobronzeadores, existe outra opção segura Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.choquegk-is-294.jpg

Choque de Emergência

Com os exageros do uso do botox, cresce a procura pela eletroacunputura que atenua os efeitos desastrosos da substância. É cada vez maior o número de mulheres que recorrem ao uso Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.cabelos_limposgk-is-294.jpg

Cabelos limpos e atividades físicas: é possível

Natação e academia todos os dias para o corpo ficar em forma. Em compensação: cloro e transpiração constante no couro cabeludo. Em meio a tantas atividades físicas é preciso um Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.gelatinagk-is-294.jpg

Gelatina: benefícios para saúde e beleza

Guloseima colabora muito com a beleza da pele e do corpo      Ela tem preparo simples, é colorida e possui uma variedade de sabores. Segundo especialistas, a gelatina suplementar é considerada uma Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.sheikgk-is-294.jpg

Dieta do Shake

Emagreça até 4 quilos em 5 dias com a dieta do shake. Quer emagrecer rapidamente, sem comprometer sua saúde? Então, aposte nos shakes. Mas nada de viver só deles, também. É preciso Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.malhacaogk-is-294.jpg

Malhação: excesso pode trazer problemas para a pele

É incontestável o quanto a prática rotineira de atividades físicas impacta positivamente na vida de qualquer pessoa. Uma simples pesquisa no Google lista uma série de benefícios da prática regular Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.crenoterapia.acne-dicas-cuidadosgk-is-294.jpg

ACNE: Dicas e Cuidados

Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais

  1. ALIMENTAÇÃO
  2. CABELO
  3. PELE

Auto-exame de pele e identificação do melanoma

Guia, proposto pelo Iderj - o instituto de dermatologia e estética do Rio de Janeiro

ASSISTA AGORA

ADSENSE-250x250

Pele Saudável 2012 - Todos os direitos reservados - Um Portal DCD-Ventures
Pele Saudável 2012 - Todos os direitos reservados