Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.

Portal Pele Saudável - Beleza, Saúde da Pele, Dietas, Tendências e um arsenal de dicas para você estar sempre com a sua Pele Saudável.

A+ A A-

Piercing

piercing-3

O nosso mundo é ditado pela moda. A cada década um novo modismo surge. Alguns são bem aceitos pela sociedade, outros nem tantos. Fora isso, também surgem as "gangues", que se vestem assim ou assado, para poderem ser identificadas pelos seus. E foi justamente isso o que aconteceu quando o piercing (perfurar, em inglês) surgiu aqui no Brasil. A maioria das pessoas olhavam de maneira estranha para aquele adereço - muitas vezes confundido com um brinco - nos lugares mais exóticos: sobrancelhas, nariz, umbigo, língua...

 

Mas não pense você que a cultura do body-piercing é algo novo. Data de milhares de anos. Essa técnica era utilizada por várias civilizações para demarcar seus territórios. Deste modo, ninguém invadiria uma área se avistasse alguém que estivesse usando a mesma simbologia da sua tribo. Hoje em dia, o que conta mesmo é o modismo. Segundo o tatuador e piercer Beto Ohara, há um ano trabalhando com piercing, 95% das pessoas que procuram o seu estúdio para perfurar o corpo, são mulheres. A maioria prefere pôr a jóia no umbigo. Em segundo lugar, na orelha e, as mais atrevidas, na língua.

 

Na hora de perfurar o body-piercing tem uma vantagem em relação à tatuagem. "Caso a pessoa não goste, ou até mesmo não queira mais ter aquele adereço no corpo, é só tirar, que a perfuração fecha normalmente, sem deixar marca nenhuma", diz Ohara.


piercing 1De qualquer maneira, é algo muito delicado e deve ser feito em um estúdio, com toda assepsia possível. A pessoa é preparada pelo piercer, que já deve estar de luvas e máscara. Este limpa o local a ser perfurado com álcool iodado e, a partir deste momento, ninguém mais pode tocar no lugar onde foi feita a anti-sepsia, apenas o material próprio, já esterilizado. 
É preciso lembrar também que tudo é feito a sangue frio, não há qualquer tipo de anestesia. "Mas é uma dorzinha de um segundo. "É uma espetada tão rápida que quando você pensar que vai doer, já acabou", tranqüiliza Beto.


Terminado o processo todo, é feita a assepsia do local com spray anti-séptico. A partir deste momento, o cuidado deve ser apenas do "perfurado". "Eu oriento a pessoa a não tocar com a mão suja, não manusear de forma nenhuma, não deixar as pessoas tocarem... O cuidado básico é, durante o banho, mexer a jóia no lugar, para tirar qualquer tipo de secreção que após o furo pode ocorrer, num tempo que varia de três a cinco dias - não pode esquecer de tirar bem a espuma do sabonete. Ao sair do banho, ela deve secar o local com bastante cuidado e, por fim, aplica o spray anti-séptico", ensina o piercer.


Caso você tenha esquecido de fazer isso durante o banho, ou mesmo não queira fazer a limpeza dentro do chuveiro, Beto dá outra dica: "pode usar soro fisiológico e aplicar com uma gaze".


Os materiais utilizados

  • 1 pinça do tipo fórceps (que tem a ponta vazada)
  • 1 tesourinha (chamada pelos piercers de "pinça mosquito") - que segurar a jóia no lugar, para poder fechá-la
  • 1 tesoura comum, de aço inox, para poder ser esterilizada
  • agulha do tipo "jelco" (que contém um catéter por cima da agulha)
  • a jóia
  • Auto-clave (máquina própria para esterilização, que funciona com alta temperatura e alta pressão. O auto-clave, hoje em dia, é o que há de mais moderno para esterilizar equipamentos)
  • Materiais de assepsia - álcool iodado ou anti-séptico à base de cloreto de benzetônio (para perfurações no corpo) e solução bucal anti-séptica à base de clorexidina (para piercing de língua)

As Jóias 
A princípio, a primeira perfuração deve ser feita apenas com jóias de aço cirúrgico (316L), pois é o único material que não causa reação alérgica alguma. Adereços de titânio também são bem seguros. 
No entanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de comprar a sua jóia. De acordo com Beto Ohara, muitas pessoas estão fabricando piercings, dizendo ser de aço cirúrgico ou titânio, mas na verdade não são. A melhor maneira de descobrir é fazer o "teste do ímã". O ímã não atrai nenhum desses dois materiais.
 

"A jóia de ouro, que muitas pessoas chegam aqui no meu estúdio, querendo que eu perfure com ela, eu me nego a colocar, porque é bem capaz de dar problema, até porque eu não conheço a procedência da jóia - se o ouro é realmente 18K ou é 14K, se tem algum material a mais, qual o polimento que foi usado, então eu prefiro não colocar... E é chato, porque às vezes o cliente encara de outra forma, como se eu quisesse vender a minha jóia a qualquer custo, e não é isso. Eu quero é me garantir que, fazendo o processo corretamente, com o material certo, a partir dali a pessoa é que tem que tomar um cuidado com a cicatrização, para que não aconteça nada. Inclusive, quando eu coloquei uma jóia de ouro, porque a menina fez muita questão, foi a única vez que deu problema", adverte Ohara.

piercing 2Os cuidados e a cicatrização
Quem pretende colocar um piercing este verão para sair desfilando por aí, pode tirar a idéia da cabeça... Água do mar, de piscina, não combina com piercing durante o tempo de cicatrização. É preciso ficar longe desse meio por muito mais tempo do que quem faz uma tatuagem.


E o alerta é também para os malhadores convictos. Principalmente quem coloca a jóia no umbigo, deve ficar longe da academia por, pelo menos, duas semanas. Mesmo assim, quando voltar às atividades físicas normais, deve evitar ao máximo qualquer tipo de dobra na parte da barriga, no caso, exercícios abdominais, porque vai agredir o local e pode vir a acontecer uma inflamação. Isso, claro, até a cicatrizar totalmente. Aí, pode fazer sem problemas.
 

Mais alguns cuidados que você deve ter com o seu piercing:

  •  Atritos causados por roupas apertadas, pesadas ou movimentos excessivos podem causar quelóides, irritação da pele, formando um vermelho escuro ao redor do piercing e até levar a uma rejeição.
  • Evite sauna , piscina, banho de mar ou lagoa e excesso de sol.
  • Use sempre roupas limpas e confortáveis.
  • Evite roupa justa e sintética que fique em contacto com piercing, pois dificultam a respiração da pele.
  • Não se submeta a nenhum atrito com seu piercing.
  • Estresse, má alimentação, uso de drogas e álcool ou doença podem prolongar o período de cicatrização.
  • Deixe seu piercing longe de cosméticos, bronzeadores, perfumes, roupas de cama suja, aparelhos de telefone (piercing na orelha) ou qualquer objeto sem higiene.


Agora, quanto à cicatrização, esta é um pouco complicada, pois varia de pessoa para pessoa. Mas é claro que existe uma estimativa:

  • Lábio - 6 a 8 semanas
  • Língua - 4 a 6 semanas
  • Bochecha - 2 a 3 meses
  • Orelha, sobrancelha e septo nasal - 6 a 8 semanas
  • Cartilagem da orelha, aba do nariz - 2 meses a 1 ano
  • Umbigo - 6 meses a 1 ano
  • Bem, se você quer mesmo colocar o seu piercing, deixe o verão ir embora e procure um bom estúdio. Assim, você ficará mais bonito e satisfeito.


Agradecimentos

Beto Ohara - Tatuador e Piercer
Ohara Tatoo Studio

Onde Fazer: Rio de Janeiro

  • Ohara Tatoo Studio - Av. Olegário Maciel, 451/sl. 216 - Barra da Tijuca
    Shopping Barra Top - Tel.: 2484-3219
  • Supernova Tatto - Rua Gonzaga Bastos, 44 - Vila Isabel - Tel.: 2288-6720

Onde Fazer: São Paulo

  • Studio Zuba - Rua Mourato Coelho 451 , Pinheiros , São Paulo SP - Tel.: (11) 3814-2279
  1. + Dicas
  2. Mais Lidas
Laser a favor da Medicina

Laser a favor da Medicina

Saiba qual laser é mais recomendado para cada tratamento e tome os cuidados necessários pa...

Produtos que indicamos

Produtos que indicamos

Produtos que usamos e recomendamos Aqui vai uma seleção de produtos que nós usamos e apro...

Piercing

Piercing

O nosso mundo é ditado pela moda. A cada década um novo modismo surge. Alguns são bem ac...

Feijão, além de bom, previne câncer

Feijão, além de bom, previne câncer

Queridinho da família brasileira, alimento faz bem à saúde Quem di...

Aplicativos de Dieta

Aplicativos de Dieta

Você não precisa carregar um caderno para anotar o que está comendo, a...

Movimento: atividade física incorporada ao seu estilo de vida

Movimento: atividade física incorporada ao seu estilo d…

Você esta cansado de ouvir: para ter uma vida saudável você precisa pra...



Saudável Enquete

Você costuma beber líquidos durante as refeições?

Bebo refrigerantes - 20.3%
Um suco natural de frutas - 21.5%
Agua sem gás - 19.5%
Não bebo líquidos nas refeições - 35.5%
Agua com gás - 3.2%

Receba nossas novidades

Favor preencher com os dados abaixo para receber nossos informativos.

Galeria Dicas

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.acnegk-is-294.jpg

Acne

Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.bronzegk-is-294.jpg

Bronzeamento Artificial - Veja como dourar a pele sem riscos

Para ser uma garota do corpo dourado, não é preciso passar horas tomando banho de sol em Ipanema, nem em praia nenhuma. Além dos tradicionais autobronzeadores, existe outra opção segura Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.choquegk-is-294.jpg

Choque de Emergência

Com os exageros do uso do botox, cresce a procura pela eletroacunputura que atenua os efeitos desastrosos da substância. É cada vez maior o número de mulheres que recorrem ao uso Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.cabelos_limposgk-is-294.jpg

Cabelos limpos e atividades físicas: é possível

Natação e academia todos os dias para o corpo ficar em forma. Em compensação: cloro e transpiração constante no couro cabeludo. Em meio a tantas atividades físicas é preciso um Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.gelatinagk-is-294.jpg

Gelatina: benefícios para saúde e beleza

Guloseima colabora muito com a beleza da pele e do corpo      Ela tem preparo simples, é colorida e possui uma variedade de sabores. Segundo especialistas, a gelatina suplementar é considerada uma Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.sheikgk-is-294.jpg

Dieta do Shake

Emagreça até 4 quilos em 5 dias com a dieta do shake. Quer emagrecer rapidamente, sem comprometer sua saúde? Então, aposte nos shakes. Mas nada de viver só deles, também. É preciso Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.malhacaogk-is-294.jpg

Malhação: excesso pode trazer problemas para a pele

É incontestável o quanto a prática rotineira de atividades físicas impacta positivamente na vida de qualquer pessoa. Uma simples pesquisa no Google lista uma série de benefícios da prática regular Leia mais

http://www.pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.crenoterapia.acne-dicas-cuidadosgk-is-294.jpg

ACNE: Dicas e Cuidados

Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais

  1. ALIMENTAÇÃO
  2. CABELO
  3. PELE

Auto-exame de pele e identificação do melanoma

Guia, proposto pelo Iderj - o instituto de dermatologia e estética do Rio de Janeiro

ASSISTA AGORA

ADSENSE-250x250

Pele Saudável 2012 - Todos os direitos reservados - Um Portal DCD-Ventures
Pele Saudável 2012 - Todos os direitos reservados